quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Confiando.

Salmos 37:4-5 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Confiar em Deus é mais que um jargão, ou uma frase de efeito. É também mais que um desafio. Eu me arrisco a dizer que é uma obrigação, mascarada por uma prova de amor.
E não é fácil. 

Se você parar para pensar, tudo isso está diretamente ligado à credulidade, ou de forma mais simples, à fé. 
Ter fé não é meramente o ato de acreditar que Deus existe. A grande verdade é que a maioria das pessoas acredita que ele existe sim. Uns dizem que acreditam num ser superior que controla tudo, outros dizem que existe algo mais forte no universo, uma energia e etc. O fato de que ele é real não está em questão. Não é uma dúvida a ser questionada, é uma certeza. A real questão é: nós confiamos nele?

Adorar, louvar e buscar ao Senhor não é confiar. Não é algo implícito. Não é uma consequência dessas três coisas. Quando nós buscamos por alguém não significa que nós confiamos nesse alguém... Significa apenas que precisamos ou ansiamos por ele. Nós só confiamos nele quando depositamos o que nós temos em suas mãos, sejam segredos ou tesouros. Em outras palavras: nós confiamos quando fazemos prova de algo que nós temos, dispostos a perder, entregando em suas mãos para que ele faça o melhor com o que entregamos. A chave da história é acreditar, de todo o coração, que nós fizemos a escolha certa e de que ele está operando a nosso favor. 

Não, não é fácil. São poucos os que vivem dia após dia, pela fé, porque abriram mão do que tinham ou faziam, pelo Senhor. Ou para ele. É difícil acreditar que depois de tanto ter pedido por algo, ele ainda não te concedeu. É como se ele não estivesse ouvindo ou como se estivesse calado perante nosso clamor. Os relacionamentos de interesse nascem assim... geralmente brotam dos nossos desejos. Creio eu, que ao dar o livre arbítrio, Deus nos deu a chance de escolher entre seu reino e o reino do mundo, entre amá-lo ou não. Ele não queria amor forçado, nem filho escravo. Assim como provavelmente não quer filho interesseiro. Em momento nenhum ele deixa de nos amar, mas durante o curso da vida ele nos transforma, para que o atrapalhar o relacionamento seja lançado fora. Entenda que os nossos desejos muitas vezes não são ruins, inclusive no versículo inicial Deus deixa claro que ele irá realizá-los. Mediante o preço (porque sim, existe um preço): deleitar e confiar nele. Entregar nas mãos dele. E ele exige esse preço, como todas as coisas, pelo mesmo motivo de sempre... o amor. Deus nos ama tanto, que ele nos guarda dos nossos próprios erros. Confiando e entregando nossos sonhos para ele, ele pode nos livrar do que não for bom. É amor, é zelo. 

Alguns desejos são maravilhosos, edificantes, bíblicos. Outros levam o homem à ruína. A diferença das consequências é tão oposta quanto o bem e o mal, mas nós não conseguimos pensar nisso quando a alma - aquela que cria cada um desses desejos - grita. Essas consequências são frutos das nossas escolhas, entre ter desejos bons e bíblicos (como casar, prosperar, viajar o mundo falando do amor de Deus..) que automaticamente serão bençãos, entre entregar esses desejos bons nas mãos do Senhor para que ele faça sua vontade, transformando aquelas bençãos em bençãos redobradas, ou tentar através da força, realizar os desejos maus. Esses são as ruínas, geradoras de maldições. 

Hoje meu coração não fala sobre as ruínas. Meu coração fala sobre, pela primeira vez em 25 anos, confiar em Deus. Entregar, por livre e espontânea vontade, o meu maior sonho nas mãos dele. Os sonhos que nós temos variam consideravelmente, mas ele conhece o coração de cada um. Em determinados momentos da vida, ele nos amadurece a sonhar apropriadamente, em conformidade com os sonhos que ele tem pra nós. Também com nosso papel bíblico. Por ser uma menina, obviamente os meus sonhos envolvem a família, o amor, o zelo e a obra de Deus. E a minha atual certeza é de que antes de conceder cada um deles ao meu coração, ele irá me amadurecer primeiro, a fim de que eu mantenha a minha benção e faça dela uma benção redobrada. Nada do que o Senhor me der eu quero perder. 


Jesus espera que nós façamos o melhor, (gerando frutos) com aquilo que ele nos concede. Sejam dons, ou bençãos, ou realizações. Nosso dever é multiplicar tudo em prol do reino dele, e da manifestação de sua glória aqui na terra. Por mais difícil que seja, por mais dor que eu sinta agora, eu sei que é o sofrimento que vai moldar o meu caráter. Só que dessa vez sem deixar feridas, apenas uma maturidade para alcançar o estado da nova fase. A nova fase não vai me pegar de surpresa, eu não serei vítima das peças que a vida tentar me pregar. Eu serei apenas o vaso nas mãos do oleiro, que ele irá moldar como desejar, para encher de óleo santo e unção. Essa unção não se resume em trabalhar para Deus, eu quero a unção de ser a melhor mulher que eu puder ser. A melhor filha, a melhor mãe, a melhor esposa, a melhor serva. Unção. A mulher ungida se torna sábia e edifica sua casa. Virtuosa, tal como Rute, Ester, Maria, Isabel, com o valor que excede o de rubis. Lavada dos traumas passados, das maldições hereditárias e das legalidades de Satanás. Livre de máculas. Mais cheia do Espírito. 

Correr o risco de perder o amor dos outros, ao entregá-lo à Deus, é doloroso. Um sofrimento sem explicação. Mas Deus sabe de todas as coisas, e o depósito nas mãos dele rende tantos juros quanto o depósito financeiro em poupança bancária: você poupa um valor inicial num tempo indeterminado, e colhe um valor aumentado no tempo em que avaliar ser bom. Dói, machuca. Mas é preciso. 

É preciso.

...

Eu confio em ti, Senhor. 

Um comentário:

  1. Meu Deus Que coisa mais linda!

    Quero confiar incondicionalmente, mesmo que isto custe o preço das minhas amizades, conceitos, vontades.

    Lili seu texto foi muito bem elaborado! Notoriamente inspirado pelo Espiridto santo, fico feliz por estar tao apaixonada por Cristo.

    Que vc se torne mais intima Dele dia apos dia! Abração!!!
    :)

    ResponderExcluir